Powered By Blogger

sábado, 12 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 182

SOCIOLOGISMO – mais que uma Doutrina, o Sociologismo é a tendência de considerar que todas as questões filosóficas, psicológicas, religiosas, artísticas etc. podem ser estudadas e explicadas a partir da organização social em que vivem os indivíduos.


Desse modo, para os adeptos dessa Corrente de Pensamento, tudo que ocorre entre os indivíduos foi motivado pelas circunstâncias da vida social.

É uma forma de pensar que encontra algumas objeções, pois se lhe contrapõem aqueles que não aceitam a colocação de que o Homem é apenas um “produto de seu meio”, sem qualquer iniciativa própria, ativada por sua personalidade.

Alegam esses opositores que se tal afirmação for considerada não restará ao Homem qualquer responsabilidade por seus atos, sejam eles bons ou maus. No primeiro caso, nenhum mérito lhe caberá, pois tudo que fez de bom foi apenas por seguir as regras da Sociedade; se os atos forem ruins, nenhuma pena ou castigo deveria ser-lhe aplicado, pois ele só teria agido malevolamente em decorrência das pressões impostas pela coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário