Powered By Blogger

sábado, 12 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 181

SOLIPSISMO – do Latim “SOLUS” = só e “IPSE” = ele mesmo.

O Solipsismo é um termo que tem conotação negativa por designar a introspecção total e absoluta em relação ao Mundo exterior. Designa, pois, o isolamento da Consciência em si mesma, a qual nega qualquer importância a tudo que lhe é exterior, seja no aspecto positivo ou no aspecto negativo.

Alguns eruditos classificam tal comportamento como uma patologia, pois há certo consenso de que “normal” é a inteiração entre os indivíduos. Outros sábios consideram-no um mal resultado do Idealismo exacerbado e alegam que a certeza do “Cogito (penso, logo, existo)” é a responsável por desencadear tal atitude. Afinal, por uma Lógica duvidosa, o Individuo portador desse tipo de comportamento imagina que o ato de Pensar é o suficiente para garantir sua existência e como “pensar” dispensa qualquer companhia ou contato a introversão é uma conseqüência esperada.

Outros eruditos afirmam que essa conseqüência do “Cogito” só pode ser superada apelando-se para a “Existência de Deus”. Será preciso acreditar em um SER capaz de criar o próprio pensamento, para que o individuo Solipsista estabeleça algum tipo de relacionamento, mesmo que seja metafísico e abstrato.

Nenhum comentário:

Postar um comentário