Powered By Blogger

sexta-feira, 11 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 180

SOCIALISMO – não é raro que o Socialismo seja citado como se fosse um “Comunismo” mais brando, mais suave e menos radical. Embora essa concepção não seja inteiramente correta, pois etimologicamente e filosoficamente o Comunismo e o Socialismo são idênticos, a habitualidade do uso fez com que o vocábulo seja usado nessa acepção até por célebres eruditos.

Socialismo é o termo que designa, principalmente a partir do século XIX, as diversas Doutrinas Políticas cujo foco central é a mudança no Regime de Governo, tornando como “objetivo principal” o interesse da coletividade, da sociedade e não o interesse de indivíduos, de grupos ou de Classes mais privilegiadas. Guarnecendo essa proposta central, encontram-se os ideais de Justiça Social, de fim dos Privilégios, de igualdade entre as pessoas e, principalmente, o do fim da exploração do Homem pelo Homem.

Como Doutrina, o Socialismo, tornou-se rótulo dos Sistemas de Pensamentos de vários Filósofos e desse modo criaram-se divisões que foram intituladas de “Socialismo de Saint Simon”, “Socialismo de Marx”, “Socialismo de Fourier (1772/1837, França), de Proudhon (1809/1865, França) dentre outros. Entre tais Sistemas, é claro que há divergências pontuais, porém, todos têm em comum o objetivo de eliminar a já citada exploração do Homem, de promover uma equânime distribuição das riquezas e de extinguir privilégios advindos de “justificativas” metafísicas, divinas (como o “direito divino”, por exemplo) e/ou dolosas, religiosas (como o “direito” à herança, por exemplo), supersticiosas e outras tantas irracionalidades.

Tradicionalmente o Socialismo é classificado como:

a. Socialismo Democrático: no qual as Reformas ocorreriam (em menor escala?) através das vias Políticas; isto é, segundo os ritos das Democracias, como Eleições, Debates Parlamentares, Reivindicações Populares etc. Por muitos estudiosos, essa forma de Socialismo é chamada de “Utópica”, pois se baseia na crença de que os indivíduos deixem de priorizar seus interesses próprios em prol dos interesses coletivos. Acreditam, ao cabo, que o Homem pode modificar a sua natureza (seu jeito de ser) que é intrinsecamente egocêntrica.

b.Socialismo Revolucionário: que diante da inevitabilidade do egocentrismo humano, prega a necessidade de Revoluções violentas, bélicas, para que as Reformas sejam implantadas. As tendências que comungam tal ótica são chamadas de “Socialismo Cientifico” ou “Comunismo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário