Powered By Blogger

sábado, 19 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 188

TRANSFORMISMO – sob esse titulo abrigam-se várias doutrinas filosóficas, teológicas e cientificas, as quais, exceto por suas características próprias, compartilham a noção central de que tudo se transforma em outra coisa.


Em Teologia, por exemplo, há a transformação ou a conversão de pagãos em crentes; em Filosofia, a transformação de um Pensamento que se altera substancialmente – especialmente no Campo da Moral, cujos preceitos são constantemente adequados às novas situações – e em Ciências que se baseia na transformação de algo em outra coisa. De certo material em matéria.

Historicamente pode-se afirmar que o uso mais freqüente desse vocábulo aconteceu com o florescer da tese do Naturalista LAMARCK (1744/1829, França), considerado um dos fundadores da biologia moderna. Para ele, o “Transformismo” se apóia na “Lei da Hereditariedade do Caráter (ou das características) Adquirido”, segundo a qual as espécies vivas não podem ser explicadas pelas Teorias Criacionistas ou Fixistas (isto é: as espécies não mudam porque já foram criadas dessa forma, por vontade de Deus), tampouco pela Teoria da Evolução de Darwin. Ver Darwinismo.

Segundo LAMARCK as espécies se modificam, transformam-se em decorrência das condições materiais da Natureza que obriga todos os Seres a se adaptarem sob pena de serem extintos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário