Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 183

SUBSTANCIALISMO e SUBSTÂNCIA - o termo “Substância” vem do Latim “SUBSTANTIA” e é recorrente no estudo de Filosofia. Na seqüência mencionaremos algumas das principais abordagens sobre o vocábulo:

1. Substância é tudo aquilo que “é” em si mesmo, que existe por si próprio; e que é capaz de sustentar, como se fosse uma sólida base, todos os atributos, ou características, pertencentes à Coisa da qual é a Essência. É a “Realidade Efetiva”, a base onde se apóiam os acidentes (1), as qualidades do Objeto, como, por exemplo, formato, cor, tamanho etc.

1 – Acidente: tudo aquilo que não pertence à Essência, que é fortuito, que acontece acidentalmente, sem regularidade.

2. Para Descartes (1596/1650, França) a Substância é definida da seguinte maneira: “porque dentre as Coisas Criadas algumas são de tal natureza que não podem existir sem outras, nós as distinguimos daquelas que só tem necessidade do concurso ordinário de Deus, denominando estas de Substâncias e aquelas de atributos ou qualidades dessas Substâncias”. Em outros termos: dentre todas as Coisas que existem, algumas dependem de outras para existirem. São estas as chamadas “qualidades ou atributos”, como, por exemplo, a cor, o formato etc. As outras Coisas para existirem dependem apenas da Vontade de Deus (sic) e são chamadas de “Substâncias ou Essências”. Veja-se o exemplo a seguir:

Para que a “cor verde” exista, é necessário que seja exposta em outra Coisa. Só passa a existir porque coloriu uma Substância, a qual, ao contrário, existe de fato sem necessidade de ser pintada de “verde”.

3. Para Spinoza (1632/1677, Holanda) e outros filósofos, apenas Deus pode ser visto como Substância. Em suas palavras: “por Substância, entendo aquilo que “É” em si e que é concebido por si, isto é, aquilo cujo conceito não necessita do conceito de outra coisa, a partir do qual deve ser formado”. Em outros termos: Substância é aquilo cuja compreensão é feita a partir da própria Coisa, do Conceito que se tem daquela Coisa; sendo desnecessário, portanto, compreender antes outro Conceito.

4. Aristóteles e os adeptos da Escolástica (Corrente Filosófica que surgiu a partir da Patrística, a filosofia dos Padres da primitiva Igreja Católica. Seu principal objetivo era conciliar os dogmas da Fé com o Raciocínio ou Razão) classificaram a Concepção ou o Conceito de Substância em:

a. Substância Primeira – ou “OUSIA PROTÉ” – é o Sujeito (a essência do SER real, que suporta os atributos daquele Ser) do qual se afirma ou se nega algum predicado e que não é, ele mesmo, como tal, predicado de nada. Em outros termos: é a Essência do Individuo. Essência que é a base que sustenta todas as outras características (ou atributo ou predicados) desse Indivíduo. Essência que NÃO é predicado (ou atributo, ou característica) de outro Individuo, ou de outra Coisa.

b. Substância Segunda – é uma abstração, o tipo geral, aquilo que caracteriza uma classe de objetos. Em outros termos: de certa forma é a “Idéia” de Platão; isto é, a forma ou a fôrma, o modelo de uma espécie ou de uma classe de objetos. A “Idéia Cavalo”, por exemplo, fornece as linhas gerais que caracterizam essa espécie de SER, os quais podem apresentar diferenças pontuais, individuais, mas todos obedecem ao formato geral de sua espécie.

Para Aristóteles (384/322, Macedônia) Substância é “a categoria mais fundamental, sem a qual as outras não podem existir”. Em sua “Metafísica” escreveu: “é apenas a Substancia que é absolutamente primeira, tanto logicamente no plano do conhecimento quanto temporalmente”.

De fato, como poderia não ser a primeira em termos de Tempo se é dela que derivam todas as outras categorias (ou maneiras de se afirmar algo de um sujeito)? E, também, fica claro que é separada das outras categorias, pelo mesmo motivo. Em termos de Lógica essa primazia também não poderia deixar de existir, pois ao se definir algo, necessariamente indica-se primeiro a sua classe ou espécie (a sua Substância). Por isso é que se diz, por exemplo:

O cavalo é marrom – a “espécie Cavalo” é a Substância. A cor marrom é uma característica daquele individuo.

É claro que se pode dizer tal frase de outras maneiras, mas aqui estamos trabalhando com a idéia de Lógica, de uma sucessão ordenada, organizada.

SUBSTANCIALISMO – é, pois, a Doutrina que afirma existir a “Substância” ou a “Essência”, cuja existência independe da percepção do Homem. Em termos coloquiais pode-se dizer que é a afirmativa de que “o Mundo, enquanto substância continua existindo enquanto eu durmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário