Powered By Blogger

sábado, 22 de maio de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 171

RELATIVISMO e RELATIVO – do Latim tardio “RELATIVUS”. Entende-se por Relativo tudo aquilo que tem relação com algo. Que é ligado a algo. Que depende de uma relação. Aqui, em oposição a Absoluto.


RELATIVO é um termo que também significa limitado, condicionado; ou seja, dependente de certas condições. Em Instituições Políticas tem-se o exemplo claro dessa oposição entre os conceitos de Relativo e de Absoluto. Quando se diz, por exemplo, “Maioria Absoluta” entende-se que certo individuo obteve mais da metade de todos os votos. Já com “Maioria Relativa” entende-se que nenhum dos candidatos obteve a metade mais um dos votos, sendo eleito aquele que teve mais votos “em Relação” aos demais.

Em filosofia, o termo “Relativo” é empregado, por exemplo, como adjetivo do “Racionalismo” proposto por Kant (1724/1804, Alemanha) que afirmou serem relativos e, portanto, interdependentes a Experiência e o Raciocínio. O oposto do chamado “Racionalismo Absoluto” de Hegel (1770/1831, Alemanha) que afirma ser a Razão a única condição indispensável para aquisição de Saberes. Ver “Racionalismo” – Recorte.

RELATIVISMO – por este termo é possível designar várias tendências e/ou teorias filosóficas, conforme segue:

1. A Doutrina que considera todo “Saber” relativo; logo, adequado aos contextos, às circunstâncias em que ocorre. Contextos e circunstâncias, claro, que variam no tempo e no espaço. Por essa dependência de fatores externos, o “Conhecimento Absoluto” e a “Verdade Definitiva” são impossíveis, para os adeptos dessa tendência.

2. No campo da Ética, o Relativismo mantém sua condição de dependente e variável. É, pois, a concepção que afirma serem os “Valores Morais” válidos apenas para certas épocas, certos lugares, certas culturas. Por não possuírem uma base que seja adequada a todas as pessoas, em todos os lugares e em todas as épocas não podem ser tidos como Universais ou Absolutos.

3. No Campo da Moral, o “Relativismo Moral” é o título dado à Tendência que recusa toda “Moral Teórica”; isto é, baseada apenas em acordos e convenções entre os Homens. Propõe tal Tendência que se descubra e se adote regras e normas que sejam compatíveis com todas as Culturas, com os todos os Povos e que assim possam ser sólidas e efetivamente Universais.

O “Relativismo Científico” segue essa mesma linha ao afirmar que nas Ciências não existem “Verdades Definitivas”, mas apenas um constante processo de construção intelectual do Saber. Uma apropriação progressiva das causas, motivos, e efeitos dos acontecimentos naturais. Apenas uma noção aproximada do que seja o Mundo, o Universo, os Seres, os fatos e as demais variáveis que permeiam esses assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário