Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 170

REDUCIONISMO e REDUÇÃO – redução, em sentido genérico, como se sabe, é o ato de diminuir, apequenar algo; seja material ou não, pois tanto é possível reduzir um pedaço de madeira, quanto uma teoria, um discurso. A redução, no segundo caso é a tentativa de explicar uma Realidade mais complexa usando termos mais acessíveis, simples e/ou idéias ou exemplos mais comuns, mais fáceis de serem compreendidos. Este dicionário, por exemplo, é uma redução dos Sistemas Filosóficos, pois tenta (e espero que consiga) transformar temas complexos, obscuros, em estudos compreensíveis, facilmente assimiláveis.

Abordaremos na seqüência as duas teses sobre o tema que possuem maior notoriedade:

1. REDUÇÃO FENOMENOLÓGICA – na Fenomenologia de HUSSERL (1859/1938, atual República Tcheca) a Redução é um dos pontos centrais do chamado “Método Fenomenológico”, o qual estabelece que exista total atenção nas “Coisas mesmas” e NÃO nas teorias, pois essas “Coisas” são consideradas como Objetos reais e efetivamente existentes; quer se tenha, ou não, consciência sobre eles. O passo seguinte é a chamada “Redução Eidética” que é o ato de dirigir aquela mesma atenção total às “Essências das Coisas” e não ao aspecto material das mesmas. Na seqüência, chega-se à chamada “Redução Transcendental”, a qual ocorre quando a Consciência consegue abarcar as Essências e os respectivos Objetos, que passam a ser considerados “Fenômenos”; mas, atenção, outro tipo de “Fenômeno”, diferente dos “fenômenos materiais” que são apenas a parte das Coisas, passíveis de serem percebidas pelos Sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato). A Fenomenologia tem o objetivo de descrever, de explicar o que são os “Fenômenos Presentes na Consciência” e NÃO os fatos e/ou objetos físicos ou biológicos; sobre os quais, ela nada fala. Coloca-os “entre parênteses” e se nega a emitir qualquer juízo sobre os mesmos. Essa “Suspensão ou Negação” em dar um parecer, uma opinião (époche, em grego) sobre as Coisas físicas é, aliás, justamente a “Redução Fenomenológica”.

2. REDUÇÃO ao ABSURDO - é uma forma de contradizer uma tese, mostrando que a mesma pode gerar conseqüências “absurdas” segundo a Lógica e a Racionalidade.

REDUCIONISMO – é o nome dado a toda doutrina Filosófica, ou a toda atitude teórica que para explicar um fenômeno (um objeto, outra teoria, um processo etc.) complexo busca reduzi-lo ou diminuí-lo até atingir termos mais simples e comuns, para que sua compreensão ocorra sem qualquer dificuldade. Também tenta diminuir sua dificuldade, sua complexidade, utilizando comparações correspondentes, mas que sejam facilmente assimiláveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário