Powered By Blogger

sábado, 10 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 124

MONADISMO – o quê se investiga nessa Tendência Filosófica é a “MÔNADA”, nome dado ao elemento mais básico dentre todos que formam a Realidade. MÔNADA é um termo originado do grego “MONÁS” = unidade. O Monadismo, ou Monadologia, é, pois, a teoria que adota o conceito de Mônada como seu eixo central.

Provavelmente foi introduzido por Pitágoras (século VI A.C. Samos, Grécia) que o utilizou na Filosofia Antiga para designar o “Elemento Simples (1)” que é à base do Universo. O mestre Platão aplicou a palavra “Mônada” às Idéias ou formas (ou fôrmas, modelos). Posteriormente esse conceito foi retomado por NICOULAU de CUSA (1401/1464, Alemanha), GIORDANO BRUNO (1548/1600, Itália), dentre outros filósofos do iniciante Pensamento Moderno. Pouco depois veio a ter papel central nos estudos sobre a Metafísica desenvolvidos por LEIBNIZ (1646/1716, Alemanha), para quem a “Mônada” é uma “Substância Simples” que faz parte das “Substâncias Compostas” que formam a Realidade. Segundo ele: “simples quer dizer sem partes (inteiriço)... ora, onde não há partes, não há extensão, nem figura, nem divisibilidade possível ... e a “Mônadas” são os verdadeiros átomos da Natureza, em uma palavra, os elementos (básicos) de todas as coisas ...”

O editor ERDMANN (Editora JOANNES EDUARDUS ERDMANN, Berlim, Alemanha) usou o termo “Monadismo (Monadologia, em algumas traduções)” como titulo do livro que LEIBNIZ escreveu em 1714 e que ele editou em 1840; porém, essa palavra já era empregada desde o século XVIII para denominar a “Teoria das Mônadas de Leibniz”.

1 – Objeto simples – aquele que não pode ser decomposto por ser feito de uma parte apenas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário