Powered By Blogger

sábado, 10 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 123

MOLINISMO – embora seja essencialmente teológica, a Doutrina elaborada por LUIS de MOLINA (1535/1600, Espanha) será brevemente mencionada nesse Dicionário de Filosofia em razão da abordagem que faz sobre o comportamento humano; pois embora não seja original nesse quesito, reafirma a tese da “Graça Divina” defendida por Santo Agostinho e dá um pequeno vislumbre sobre as “Circunstâncias” da vida a limitar o Homem, conforme teorizou ORTEGA y GASSET, na Espanha do século XX. Para o padre jesuíta MOLINA, as intenções e as ações dos Homens seguem um roteiro pré estabelecido por Deus, que o torna mais ou menos suave de acordo com os méritos da pessoa. Porém, essas virtudes não são o produto do esforço individual, mas também dádivas que Deus oferta a quem escolher; e, claro, já são de seu conhecimento antes que o Individuo pratique ou não as boas ou as más ações.

Pelo conjunto exposto acima, é óbvio que para MOLINA não existe qualquer liberdade para o Ser Humano, cujo destino já está traçado. E, mesmo assim, o teólogo insiste na necessidade do Homem exercer os bons atos e costumes. Conclui-se de tal arenga que não há qualquer racionalidade na vida humana, pois se tudo já está pré-definido por que esforçar-se para ser virtuoso? Aliás, por que viver?

O óbvio, contudo, perde um pouco de sua significação se tal Doutrina for olhada dentro dos períodos históricos em que foi criada, quando a “Onipotência Divina” sequer era questionada. Era uma “Verdade” que se concordava tácita ou explicitamente, bem como sobre a condição do Homem ser a de mero fantoche. Outro ponto a quebrar a obviedade que naturalmente a questão enseja, refere-se ao “Império das Circunstâncias”, quer sejam de ordem material, ou de ordem sentimental ou de ordem intelectual. Em qualquer uma dessas categorias, todos os indivíduos se encaixam e alguns em mais de uma. Logo, revendo-se a questão, conclui-se que, de fato, a conjunção de circunstâncias alheias à vontade do individuo bloqueia-lhe o caminho para a liberdade e se ele exerce o “livre arbítrio” é de modo parcial, ou superficial e fantasioso. Essa é a condição humana que o filósofo GASSET, supra citado, definiu com exatidão quando disse: “sou eu e as minhas circunstâncias”.

Vale, pois, refletir se na tese de Santo Agostinho e depois na de Molina não estaria embutida, disfarçadamente, essa constatação da falta de liberdade humana; a qual, além de suas cadeias naturais, nas épocas em que viveram os filósofos também era cerceada pela severa imposição dos dogmas Católicos. É o oficio do filósofo. Rejeitar os pré-julgamentos e tentar abarcar intenções que foram ocultadas por motivos vários.

Por fim, registre-se que os MOLINISTAS foram adversários dos adeptos do JANSENISMO* nos debates, ou querelas, que versavam sobre o “livre-arbítrio” e a “Graça (ou os favores) Divina”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário