Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 138

OBSCURANTISMO – do Latim “OBSCURU”.


Termo que automaticamente remete para o significado de “escuridão”, “sombras”, ignorância, mediocridade e afins. E, de fato, foi com essa significação que a palavra foi largamente utilizada a partir do século XVIII para classificar as doutrinas filosóficas, políticas, religiosas e/ou artísticas que vigoraram durante a Idade Média e, claro, todas as outras que se opunham ao progresso cientifico e a difusão do Saber. Ambos defendidos com ardor pelos adeptos do Iluminismo*.

A metafórica “obscuridade” é o contraponto exato à “luz” do esclarecimento que se iniciara com o fim da chamada “Idade das Trevas”, quando o Humanismo* foi resgatado e o poder da Razão revalorizado.

O termo “Obscurantismo” foi logo incorporado por outros grupos e passou a significar tudo que se relacionasse com tendências Conservadoras, Tradicionalistas e/ou Retrógadas, na opinião de seus opositores.

Atualmente questiona-se se de fato as Doutrinas Medievais foram tão “obscuras” quanto foram catalogadas. Há certo consenso de que se cometeu um erro de julgamento com essa classificação tão negativa, pois se entende que as mesmas foram fundamentais para alicerçar as teses atuais, as quais, diga-se, não são tão diferentes, na sua essência, daquelas.

Contudo, o nome ficou e se já não serve como titulo de qualidade, ainda é útil para delimitar os espaços históricos em que os Pensamentos ocorreram.

Nenhum comentário:

Postar um comentário