Powered By Blogger

domingo, 18 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 128

NACIONALISMO – é a Doutrina política que considera a “Nação” como Valor Supremo, fato que pode descambar para a xenofobia (ódio aos estrangeiros) exagerada, injusta e tola, na medida em que se tem a própria nação como superior às demais.

Enquanto que a noção de “Pátria” simboliza os aspectos jurídicos, político, formal, cerimonioso do agrupamento humano em determinado território, a idéia de “Nação” significa o conjunto de hábitos, idiossincrasias, folclore e valores culturais desse mesmo grupo. É, portanto, o aspecto informal, irreverente em sentido brando, daquela população.

Sempre existiram Pensadores, de todas as tendências políticas, imbuídos do desejo idealista de unificar as nações em um só grupo e todos viram seu desejo falhar redondamente. Ou, se obtiveram algum êxito, foi parcial, esporádico e excepcional. Um êxito relativo que ficou restrito aos aspectos da “Pátria (conforme a definição acima)”. Decerto que se uniram em termos de tarifas, vistos de entrada e saída, imigrações, comércio etc. como pode ser visto no MERCOSUL ou na União Européia, por exemplo. Os aspectos formais, administrativos, políticos e jurídicos puderam ser padronizados, mas cada grupo defendeu e defende com vigor os seus valores intelectuais, sentimentais, “espirituais”. Defende, principalmente, o seu jeito de ser, a sua Cultura.

Tal observação pode ser vista em países ricos ou pobres, cada qual se considerando melhor que os outros; ou, no mínimo, diferente. E esse fato sobrevive, mesmo que ocultamente, aos avanços tecnológicos e comerciais, que permitiram o acesso aos bens produzidos para o Mundo todo e, precipuamente, a instantaneidade da noticia, do Conhecimento através dos satélites, computadores em rede pela Internet, rápidas viagens de aviões etc.

A partir desse fato, Eruditos tentam buscar a origem desse comportamento tribal (ou de família, de clã e de tribo) e se deparam com o resquício (não em quantidade, mas em maneiras) do Sentimento que gerou os primeiro ajuntamentos: o Sentimento de Medo.
A paúra pelo desconhecido, pelo diferente, pelo estrangeiro. Claro que tal sentimento primitivo foi (foi?) burilado no tempo, mas a sua raiz permanece viva; e, então europeus temem o contágio dos imigrantes, os quais, por seu lado, temem o imperialismo europeu; cristãos temem os muçulmanos, que, por sua vez, temem a influência negativa (sic) do Ocidente e vários outros exemplos podem ser citados.

Pode-se dizer que o agrupamento de todas as nações em uma só organização é uma “Ideal” que está longe de ser alcançado, pois como em qualquer outra “revolução” será preciso mudar antes o Homem e só depois o Regime. Tarefa difícil, senão impossível, posto que o “Medo Atávico” faz parte da estrutura mental (intelecto e sentimento) do Ser Humano. Contudo, exercita-se continuamente a esperança em tal reunião e se crê no avanço tecnológico para tanto. Duas questões, porém, impedem a crença de ser mais sólida:

1. A primeira é referente ao avanço tecnológico. Ou mais precisamente, se o que acontece é de fato um avanço, ou uma mera mudança de instrumentos à disposição do Homem para que ele continue a agir como sempre fez.

2. A segunda refere-se à dúvida se tal unificação não seria, na verdade, um empobrecimento Cultural. Se o ajuntamento e padronização das Culturas regionais (no caso, nacionais) trará um efetivo beneficio e qual seria esse beneficio? A paz conquistada não seria uma “paz dos cemitérios”? Valeria à pena correr o risco de se imbecializar a Humanidade ao suprimir a diversidade cultural e nivelar em mediocridade geral toda a população?

E em razão dessas dúvidas e de outras questões, vários Sábios perguntam se a diversidade atual produziu uma melhora efetiva na vida das pessoas? Alguns afirmam que não e que a Reunião das Nações em uma espécie de ONU (só que efetiva) seria a redenção da Humanidade, pois ao trazer conforto e segurança estaria eliminando uma das causas do comportamento belicoso, talvez malévolo, do Homem: a carência material e a desesperança emocional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário