Powered By Blogger

terça-feira, 6 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 118

MILENARISMO – do Latim tardio “MILLENARIUS”.

É a tese que se inspirou na crença da Idade Média elaborada pelo Místico JOAQUIM DE FIORE (1145/1202, Itália), na qual se anuncia o advento (a chegada) do “Milênio (período de mil anos)”, quando o Mal seria vencido, conforme se lê no livro bíblico do “Apocalipse” escrito por João de Patmos.

Esse termo também é utilizado para designar um período de mil anos que está por chegar e que trará um “bem estar” geral.

Contudo, em certas situações a noção do Milênio é associada com passagens negativas como a do “3º Reich” nazista.

A idéia de que algo acontecerá quando se atinge um milênio sempre fez parte da crendice popular. Na Idade Média temia-se que a chegada no ano 1.000 coincidisse com o “Fim do Mundo”. Posteriormente, na atualidade, acreditou-se que o ano 2.000 seria o último, pois isso fora profetizado pelo próprio Cristo (sic). Mais recentemente as atenções se voltam para o ano de 2012, que também será o último, conforme profetizado pelos Maias e Astecas.

Faz parte de a natureza humana considerar que em datas inteiras algum acontecimento extraordinário ocorrerá e mesmo agora, com todo avanço tecnológico havido nos últimos cem anos tais crenças vigoram com força de “Verdade”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário