Powered By Blogger

terça-feira, 2 de março de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 91

IMORALISMO – em termos coloquiais é o comportamento daqueles que afrontam as Leis da Moral vigente. E como a Moral é mutável e mutante, também só são Imorais os atos praticados contra as regras que estiverem vigorando na ocasião.

Em termos filosóficos esse termo deixa, até certo ponto, de ter sua adjetivação negativa, como se observará na seqüência:

Imoralismo é uma palavra atribuída à filosofia de Nietzsche (1844/1900, Alemanha) que a utilizava como arma válida para combater o que ele chamava de “Moral de Rebanho”; ou seja, o conjunto de dogmas religiosos e regras sociais de sua época. Para ele, esse conjunto de normas foi criado para proteger os mais frágeis, ineptos e incapazes da fúria dos mais fortes, aptos e capazes; os quais, se não fossem contidos por Legislações firmes esmagariam os mais fracos. Então, “Moral de Rebanho” por analogia com o que ocorre com um rebanho de carneiros, animais dóceis e dependentes da proteção de outrem; e que seguem ordens sem qualquer questionamento.

Nietzsche fazia uma relação direta entre os oprimidos (ou fracos e covardes, segundo ele) e o Cristianismo que para ele servia apenas para proteger – mediante ameaças de castigos na pós-morte - aqueles que abrem mão de sua liberdade e dignidade em troca da sobrevivência.

Muitos críticos do filósofo alegam que ele propunha uma volta ao “Estado de Natureza”, onde impera a “Lei do mais forte”, como acontece com os outros animais. Outros alegaram e alegam que sua filosofia pregava o Eugenismo* e que dela resultaria (ão) doutrinas de moldes fascistas ou nazistas. Por outro lado, para seus admiradores, o que Nietzsche falou é apenas o que se vê na realidade; e se crime ele cometeu, foi o de não compactuar com a hipocrisia que diziam permear todos os setores da Sociedade.

No tópico dedicado ao Niilismo, voltaremos ao assunto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário