Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de março de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 89

IMANENTISMO – doutrina onde se afirma que tudo é Imanente; isto é: interior, pertencente e integrante ao seu próprio Ser (ou Existir). Em outros termos: tudo que “È”, traz em si certas características, ou atributos, ou qualidades, ou capacidades que NÃO poderiam deixar de integrar aquele que “È”.

Em teologia o Imanentismo é uma forma de Panteísmo, se Deus for considerado igual ao Universo. Ou quando se considera que Deus está em todas as coisas.

Analisando-se os vocábulos raízes, imanência e imanente, observa-se que é a característica daquilo que pertence ao interior do SER, que está na Realidade ou na Natureza. Em oposição ao conceito de “Transcendente”, essa contradição pode ser entendida como o antagonismo “interior/exterior”.

Imanente é aquilo que é interior e indissociável do SER, do Ato ou do Objeto que está no Pensamento do Individuo. Como, por exemplo, quando se pensa em ”água”, estão sendo considerados o Oxigênio e o Hidrogênio que são imanentes à água pensada.

Para a filosofia Escolástica1 “Imanente” é o contrário de transitivo ou transitório; por isso, uma ação imanente só produz efeito no interior de quem a praticou; como, por exemplo: a visão é uma “ação imanente”, pois só surte algum efeito em quem olha, sem qualquer efeito para o objeto avistado.

1. (Corrente Filosófica que surgiu a partir da Patrística, a qual, por sua vez, era a filosofia dos Padres da Igreja Católica dos primeiros tempos. A principal característica da Escolástica era a intenção de conciliar os dogmas da fé com o Raciocínio ou Razão).

Nenhum comentário:

Postar um comentário