Powered By Blogger

segunda-feira, 1 de março de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 88

ILUMINISMO – foi um Movimento no século XVIII que floresceu principalmente na França, Inglaterra e Alemanha. Para alguns eruditos foi uma continuação do Renascimento que ocorreu nos séculos XV e XVI e que resgatou a Cultura Clássica da Grécia com seus conceitos de Racionalidade (Sócrates e Platão, dentre outros) e de democrática (embora parcial) liberdade; e respeito aos Direitos dos cidadãos das Cidades-Estados onde imperava a Lei e não os déspotas da Europa medieval.

Ao contrário do que normalmente se imagina o Iluminismo NÃO foi uma tendência com apenas UMA proposta. Na verdade, apresentava DUAS facetas diferentes e que poderiam até serem consideradas antagônicas. Na seqüência veremos cada um dos aspectos desse Movimento que é base do atual Sistema de Pensamento.

1. A primeira faceta se notabilizou pela veneração dada à Razão, ou ao Raciocínio Lógico, científico, realista. O Movimento, que também é chamado de “Século das Luzes”, “Esclarecimento” ou “Ilustração” desenvolveu uma ardorosa defesa do Poder do Raciocínio, ou da Razão, e, conseqüentemente, uma vigorosa campanha contra a fé, a superstição e os dogmas religiosos. Saudava as Ciências como a “Libertadora dos Homens” do medo infundado ou malevolamente utilizado pelas Elites para exigir-lhe cega obediência em proveito de algumas Classes, mormente o Clero e a Realeza. O Iluminismo se espalhou para outros Campos do Saber e influenciou decisivamente a Literatura, a Pintura, a Escultura e outras formas de Artes. No Campo da Política, defendeu as liberdades do cidadão contra os abusos de Poder e exigiu, particularmente, o acesso de todos à Educação, pois entendia que o Homem seria capaz de se tornar totalmente livre das amarras da ignorância a partir do momento em que o Estudo estivesse ao seu alcance. Obviamente que o “Estudo Universalizado (ou para todos)” tornou-se uma bandeira do Movimento e se atualmente essa conquista é uma realidade, malgrado suas deficiências, deve-se ao Iluminismo essa forma de ascensão individual e social. Também o atual Racionalismo* e a Teoria Critica, são descendentes diretos daquele momento na história humana. Figuras que a fizeram, como VOLTAIRE, DIDEROT, KANT, entre tantos outros, são a prova de que é possível sonhar com um Mundo melhor. E, talvez, essa tenha sido a sua maior contribuição. Ampliou a “Esperança” que restara na “Caixa de Pandora”.

2. A segunda faceta do Iluminismo, ao contrário da primeira, privilegiou a consideração dada à “Luz Interior” do Homem. Instaurou uma espécie de “espiritualismo”, ou certo “irracionalismo (que talvez devesse ser chamado de surrealismo)”, onde se valorizava a Intuição, a Experiência Mística e a atitude visionária.

É certo que essa segunda faceta só aconteceu graças e por mérito da primeira, que ao propor a Liberdade consentiu que todas as expressões culturais, místicas, sociais, políticas e até religiosas tivessem o seu espaço assegurado dentro de uma Sociedade capaz de abrigar e harmonizar os seus contrastes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário