Powered By Blogger

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 83

HILEMORFISMO, HILOMORFISMO e HILOZOÍSMO – o vocábulo Hilemorfismo vem do grego “HYLÉ” = matéria e “MORPHÉ” = forma.


É uma doutrina Aristotélica que afirma que todos os corpos formam (ou constituem) o resultado – ou que são os produtos – da junção de dois elementos, ou princípios, diferentes, mas absolutamente complementares: a Matéria “Hylé” e a Forma (ou o formato) “Morphé”.

A MATÉRIA é aquilo de que a Coisa, o objeto, o corpo, é feito (madeira, pedra, areia, tecidos etc.) e a FORMA é o que faz com que tal Coisa seja isto e não aquilo. É o que lhe dá identidade, tanto acidentalmente quanto essencialmente.

Matéria e Forma (ou formato) são, portanto e respectivamente, as fontes das Propriedades (ou das características, ou das capacidades) que a “Coisa (que formam)” tem, tanto em termos de quantidade quanto em termos de qualidades.



HILOZOÍSMO – do grego “HYLÉ” = Matéria e “ZOÈ” = Vida. É a Doutrina Filosófica que defende a tese de que toda Matéria é viva. Assim, o Mundo Material seria um “Organismo Vivente” que participa (como fenômeno, ou aparência captável pelos Sentidos) da “Alma do Mundo”.

Alguns estudiosos referem-se à essa Doutrina pelo seu termo grego “Gaia”, mas é apenas um mera questão de nomenclatura sem que nada modifique a teoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário