Powered By Blogger

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 65

FATALISMO - Do Latim “FATALIS”, de “FATUM” = Destino.


É a Corrente filosófica que afirma serem todos os acontecimentos do Universo – principalmente os da Vida Humana – obedientes ao Destino. Acontecem por serem absolutamente necessários e em conformidade com normas pré escritas no chamado “Livro do Destino”, não havendo espaço para a inteligência e para a Iniciativa do Homem.

Recorte – na Mitologia Grega o deus “Destino” é superior até mesmo a Zeus; e de suas determinações nem as divindades escapam. Essa idéia, certamente, permeia algumas noções que ainda hoje vigoram como o Deus infalível, as Leis da Natureza etc.

Se olhada com bons olhos, essa Doutrina talvez tenha sido feita como uma metáfora da inexorabilidade das Leis da Natureza que, ao cabo, obrigam todos os SERES a viverem conforme seus ditames. Em termo jocoso e de gosto duvidoso, costuma-se dizer que mesmo o mais poderoso dos Homens tem que ir ao banheiro quando a Natureza exige e essa condição o iguala ao mais humilde dos viventes.

Por outro lado, ela compartilha (como fonte ou como derivação) das idéias de Santo Agostinho e de seus seguidores na Escolástica (tendência filosófica medieval) sobre a “Graça Divina”; ou seja, não importam os atos e as intenções dos Homes, pois eles só serão salvos pela “Graça” ou pela Vontade de Deus.

É certo que foi útil na época de sua criação para demonstrar (sic) o “Poder de Deus”, Absoluto e onipotente. Contudo, por rejeitar a importância e até mesmo a validade da ação humana, transformando os Homens em meros fantoches, foi uma Doutrina que recebeu severas criticas em todas as ocasiões. Ainda assim, seu centro, foi utilizado por vários Pensadores, dentre os quais pode-se citar ORTEGA Y GASSET (1883/1955 – Espanha) que em resumo de sua Filosofia, o Perspectivismo*, proferiu a célebre frase: sou eu e minhas circunstâncias; ou seja, o Individuo e suas idiossincrasias formadas pela imposição (ou fatalismo) da Natureza. O Individuo tal como foi definido pelo Destino.

É oportuno registrarmos que não se deve pensar que o termo “Fatalismo” tem alguma relação com a Lei da Causalidade (Causa e Efeito), pois o Destino não é o resultado, o efeito de alguma Causa. Ao contrário, é ele quem determina as Causas e os Efeitos de um individuo ou grupo. Causas e Efeitos que estarão associadas apenas ao fenômeno (à superfície) e nunca à Essência.

Alguns sábios fazem uma interpretação mais suave sobre a questão da Fatalidade, do Destino. Apresentam-nos como Relativos ou apenas como Orientadores dos rumos a serem seguidos. SÊNECA (4 aC./65 dC. – Roma), por exemplo, dizia: os astros guiam aqueles que lhes fazem confiança (ie., aqueles que merecem confiança), mas puxam os outros pelos cabelos. Os astrólogos ressalvam: os Astros conduzem, mas não obrigam.

O certo é que o Fatalismo é tudo aquilo que pressiona o Individuo ou o grupo e não pode ser alterado. A morte é o melhor exemplo disso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário