Powered By Blogger

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 64

FANATISMO – é um termo que atualmente vem sendo usado com abundância e sempre, ou quase sempre, como adjetivo pejorativo de Indivíduos que seguem certas Religiões. No Ocidente, fanáticos são os Muçulmanos que seguem as Leis de sua religião com extremo zelo e que, por isso, praticam atos de terrorismo contra inocentes e ações intoleráveis contra mulheres e outros grupos. Ações intoleráveis para os padrões Ocidentais. No Oriente, a recíproca não é exatamente verdadeira, pois “os inimigos” não são fanáticos religiosos. Não seriam sequer “religiosos”, mas “infiéis” ou ateus que não obedecem às Leis Religiosas.


Também são rotulados de “Fanáticos” os Cristãos que fazem de sua crença uma “Verdade” que não pode ser questionada e a utilizam como norma de vida. Claro que também são hostis aos que não lhes compartilham o fervor; mas, note-se, tal hostilidade pode ser expressa apenas por viverem de maneira diferente da maioria, como ocorre, por exemplo, com os AMISH, nos Estados Unidos, principalmente. Podem personificar, segundo o atual senso comum, esses dois tipos de fanatismos, no Oriente, os TALEBANS; no Ocidente, o Sr JEAN MARIE LE PEN, na França; e o Sr GEORGE WALKDER BUSCH e seus seguidores nos Estados Unidos.

Entre um grupo e outro o que muda, na realidade, é apenas o SER que se venera. Ou melhor, o nome que se dá ao SER venerado. Lá, Maomé e Alá; cá, Jesus, a Virgem etc. O pensamento e o comportamento de ambos são similares e se caracterizam pelos aspectos que mencionaremos a seguir:

Do Latim “FANATICUS” = inspirado, em delírio.

Na Antiguidade foi o nome dado ao comportamento dos Sacerdotes de certas deusas como ISIS, CIBELE, BELONA entre outras. Tais sacerdotes entravam num estado de êxtase, de delírio sagrado, durante o qual se mutilavam até o ponto de sangrarem.

Desse inicio é que se originou o atual fanatismo, que além de conter manifestações de automutilação, de auto martírio e outras formas de histeria, provoca o surgimento de hostilidades, como os atos de terrorismo contra inocentes, além de outras atitudes passionais (irracionais, movidas apenas pelas intuições e/ou sentimentos) de sectarismo, de preconceitos, de intolerância contra os avanços científicos e contra quem não segue os pontos de vista em que o Fanático acredita. Violência contra aqueles que não lhe compartilham as idéias religiosas, políticas ou morais. São indivíduos que se apegam a certas convicções e são incapazes (fisiologicamente, segundo alguns estudiosos) de aceitarem outras opiniões.

Um comentário:

  1. Fabio,

    Ler-te é um deleite... Obrigada, querido amigo por compartilhar conhecimentos tão proveitosos.

    Beijos

    Flávia

    ResponderExcluir