Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 59

EUGENISMO e EUGENIA – do grego “EUGENES” = bem nascido.

Antes do sistema Filosófico, analisaremos brevemente o vocábulo “Eugenia”: é uma técnica que usa as leis da genética nos fatores hereditários para que se obtenha melhoria na reprodução, modificação ou purificação de raças, de espécies vegetais etc.
Na verdade, sua existência remonta bem antes da Descoberta de Mendel, sobre a Genética, pois o ato de separar os melhores grãos para servirem de sementes, já era uma forma de eugenia. É um processo, como se vê, habitual e benéfico.
Porém o Sistema Filosófico que abocanhou algumas de suas idéias peca, em principio, por crer que Homens possam ser melhorados ou piorados geneticamente e, pior, que existe uma “Raça Eleita” dentro da “Espécie Humana”.
Como Teoria Político-Ideológica é a tentativa de selecionar os indivíduos mais aptos, segundo os parâmetros do Selecionador – em regra, discutíveis – para a perpetuação da Espécie e/ou para a melhoria da “Raça Pura”. É uma medida de Prepotência que não raro descamba para a violência física onde se usa métodos condenáveis, cruéis e injustos, tais como: perseguições, proibição de casamento inter-racial, extermínios, castrações etc.
São os instrumentos usados por aqueles que se julgam “Donos do Poder” e aptos a decidir o quê é o melhor (sic). É um fantasma que ronda permanentemente as Sociedades e que exige controle firme para que o pesadelo não se torne realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário