Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 58

EUDEMONISMO – do grego “EUDAIMONIA” = felicidade. Não se pode dizer que seja uma Corrente Filosófica tradicional porque só abarca um dos assuntos das Filosofia clássica; ou seja: a Moral.
É, pois, uma Doutrina Moral que afirma ser o objetivo final das ações humanas (tanto as individuais, quanto as feitas por grupos) o encontro da Felicidade. Porém, essa felicidade só é acessível através do exercício da Virtude, dos bons atos, das ações generosas. Prega que a Virtude é a única maneira de se alcançar o Supremo Bem e, por conseguinte, a Plena Felicidade.
Essa igualdade (ou identidade) entre a Felicidade e o Bem Supremo, através da Virtude, que aparece na filosofia de Aristóteles, no capitulo destinado à Moral, é que a torna EUDEMONÍACA. Idem na filosofia de Descartes.
O Eudemonismo não deve ser confundido com o Epicurismo, nem com o Hedonismo; pois o primeiro prega que a Felicidade é a Passividade, enquanto que o Sistema Eudemonico sustenta que a Felicidade é uma conseqüência da prática da Virtude. Em relação ao Hedonismo a diferença está no tipo de Felicidade a ser conquistada. Para o Hedonista, Bem e Felicidade são a satisfação dos desejos materiais a qualquer custo. Desejos esses que podem chegar ao mais grau em termos Morais ou Éticos. Claro que em total discordância com os preceitos do Eudemonismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário