Powered By Blogger

domingo, 20 de dezembro de 2009

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético - 40

DESPOTISMO – do grego “DESPOTES” = poder do Mestre sobre os escravos; poder absoluto.
Termo que geralmente é vinculado à Política, mas que significa, como se vê em sua etimologia, qualquer tipo de opressão exercida por alguém dotado de Poder contra aqueles que lhe estão subjugados.
Em relação a Regime de Governo é aquele que tem num só homem o monopólio do Poder, o qual, claro, governa como Mestre absoluto e conforme seus interesses e princípios (ou falta deles). Para tanto, são sufocadas, suprimidas, ou consentidas apenas como simulacros, as outras Esferas de Poder, como o Congresso, o Judiciário; e enquanto censura ou cala a Imprensa e desdenha da Opinião Pública, transformam as organizações civis, como Sindicatos, Associações e congêneres em “Inimigos do Estado”. É esse Tirano quem elabora, promulga e fiscaliza o cumprimento das Leis que lhes são favoráveis, principalmente aquelas que o mantém no Poder, sob uma falsa capa de legitimidade, a salvo de uma provável descoberta das falcatruas que ele e seu grupo praticam contra as finanças públicas.
Na História encontram-se vários exemplos de Déspotas e, dentre eles, alguns que ganharam a alcunha de “ESCLARECIDOS”. Talvez com menor intensidade, repetiram os mesmos comportamentos acima descritos, mas tentaram adaptar o seu Absolutismo*, mormente em monarquias européias, aos fundamentos da filosofia Renascentista, ou seja, a filosofia do “Século das Luzes”, quando se promulgou a “Carta dos Direitos Humanos”, a idéia da divisão entre os Poderes com a instituição das Monarquias Parlamentaristas (o monarca sendo fiscalizado pelo Parlamento, ou Congresso) e tantas outras medidas de cunho civilizatório.
Alguns desses governantes, de fato, foram eficazes e bem intencionados na busca de melhorar as condições de seus Povos, como Catarina, a Grande, na Rússia; José I, na Áustria e mais alguns poucos. Patrocinaram efetivas mudanças nas Leis, Costumes e Condições de Vida em seus Países e chegaram a patrocinar Artistas, Escritores, Filósofos, Pintores e outros Intelectuais na tentativa de melhorar a Cultura humana.
Contudo, sempre foram a minoria e seus bons exemplos não bastam para encobrir os prejuízos Morais, Materiais, Intelectuais e Artísticos que outros Déspotas infringiram à Humanidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário