Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético - 36

CRIACIONISMO – do Latim “CREARE” = criar, gerar.
Tendência que se propõe a explicar a Criação do Universo a partir do ponto de vista Teológico (religioso) inspirado pelo Judaísmo e pelo Cristianismo. Vale recordar que essas duas Religiões são cópias ou adaptações do Hinduísmo e, portanto, essa visão mística e metafísica tem sua origem em épocas muito mais remotas que a dos acontecimentos bíblicos.
Segundo o original (o Hinduismo1), o deus supremo BRAHMAN “quis fazer” o Universo e incumbiu o deus VISHNU de “planejar a obra” e determinou que o deus BRAHMA (o demiurgo citado por Platão) criasse materialmente o Cosmos. Já nas adaptações, ou seja, no Judaísmo e no Cristianismo aboliu-se em termos essa trindade e é o Deus único que desejou, planejou e executou a tarefa de criar o Mundo. Ainda segundo essa crença, Deus fez o Universo a partir do Nada (EX NIHILS), isto é, sem que houvesse qualquer matéria preexistente. Primeiro, ele teria criado os materiais e depois os teria organizado, se é que Ele seguiu os passos sucessivos que damos no tempo e não tivesse usado a capacidade de criar concomitantemente material e obra. E, junto, criou uma Alma Imortal para cada Indivíduo.
Opõem-se a essa visão Religiosa a Corrente de Pensadores chamada de “Evolucionista” que se baseia no DARWINISMO* para explicar a origem e as alterações no Cosmos. Também são oponentes, aqueles que tem fé irrestrita na Ciência e na Racionalidade e, é claro, rejeitam qualquer explicação metafísica.
Atualmente o Criacionismo vigora com força apenas em segmentos religiosos mais ortodoxos. Próximos deles ficam os estudiosos (alguns sérios, outros não) que buscam uma maneira de conciliar às duas vertentes, dentre as quais se pode citar a que prega a existência de um “Desenho Inteligente”, que preserva a “autoria intelectual” para um SER divino, enquanto que o trabalho material seria feito por outros “deuses”, ou até mesmo pela própria criação espontânea da natureza que se encarregaria de dar seqüência à idéia original. Como exemplo dessa segmentação fundamentalista, pode-se apontar para o governo do Sr. George Walker Bush e de sua equipe, nos EUA, que acreditam piamente serem filhos da “Nação Eleita” que haverá de disseminar e guardar a “Democracia”, e os valores em que acreditam, em todos os pontos do Planeta.
O restante da população adota a teoria cientifica como a mais correta, embora não dispense a necessária abertura mental para aceitar novas idéias sobre a questão. Até porque, tanto religiosos e filósofos autênticos e sérios, não estão nem perto de responderem a questão principal: Por que o Universo existe?

1.     Hinduísmo – para os interessados no tema indico o livro de minha autoria “Deusas e Deuses Hindus, Dicionário Sintético, à venda na www.amazon.com,

Nenhum comentário:

Postar um comentário