Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético - 34

CORPORATIVISMO – do Latim “CORPORARI” = reunir-se num corpo.
É a doutrina que tem como base o agrupamento organizado de Indivíduos que exercem a mesma profissão e que se protegem mutuamente. Essas organizações, que não devem ser equiparadas aos Sindicatos, com o tempo e devido à sua própria consolidação vão além da defesa de seus membros e passam a influir na Política e na Sociedade.
Atualmente esse termo traz um sentido pejorativo, pois é associado à proteção de um (ou mais) dos membros da Corporação que cometeu alguma falta ou transgressão, como ocorre, por exemplo, quando um Médico é acusado por imperícia ou negligência e o seu mau ato e mau comportamento são julgados com indevida benevolência por outros médicos.
Claro que o Corporativismo, ou “Espírito de Corpo”, não se reduz a apenas um grupo de profissionais da mesma área. Atinge, de fato, Indivíduos que de alguma forma compartilham interesses e/ou idéias e/ou ideologias. Nesses casos tem-se como exemplo o “Corporativismo de Estado” que consiste na defesa e até no acobertamento dos erros dos indivíduos que participam daquele segmento político. Foi, aliás, esse Corporativismo que propiciou o surgimento do Fascismo na Itália, do Nazismo, na Alemanha e do Stalinismo, na República Soviética.

Nenhum comentário:

Postar um comentário