Powered By Blogger

sábado, 1 de maio de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 151

PERPECTIVISMO – do latim “PERSCIPERE” = olhar através de .

Termo oriundo de “Perspectiva” que significa o “aspecto de uma coisa segundo a forma com que é vista ou percebida”; isto é: se eu vejo uma mesa por um ângulo superior, enxergo um retângulo, mas se a vejo de lado, enxergo a estrutura que a sustenta. A perspectiva, pois, é o formato que uma coisa tem conforme o ângulo pela qual ela está sendo percebida.

Em Filosofia Nietzsche (1844/1900, alemão nascido na Prússia) afirmou que: “todo Conhecimento é relativo às necessidades e especialmente às necessidades vitais do Ser que Conhece (que adquire Conhecimento)”.

Note-se que o filósofo substituiu o “ponto de vista” ou o “angulo de visão” pela “Necessidade” e, de fato, a Necessidade é que faz com que se priorize o aspecto que pode satisfazer a necessidade do momento.

Também afirmou o filósofo que o “Perspectivismo” designa um concepção critica sobre os valores reinantes na Sociedade e que representam Não a verdade, mas a ingenuidade do Homem que “se toma pelo sentido e pela medida das coisas”. Em outros termos: o Perspectivismo é um julgamento negativo que se faz sobre alguns valores que reinam na Sociedade Humana, os quais, por um “ângulo de visão” errado Não representam a Verdade, mas tão somente a ingenuidade dos Homens que em virtude desses “falsos valores” acham-se os “SERES” mais importante do Universo e que por isso tudo deve acontecer segundo seus interesses e conforme as suas vontades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário