Powered By Blogger

quinta-feira, 6 de maio de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 160

POLITEÍSMO – do grego “POLUS” = numerosos e “THEOS” = deus.


Titulo dado a toda Doutrina Religiosa ou Filosófica que admite e defende a idéia de existirem numerosos deuses, como se vê no hinduísmo, no Paganismo grego (e na sua cópia romana), no animismo etc.

Com a ascensão do Monoteísmo, a partir do Judaísmo e se-guido pelo Cristianismo e pelo Islamismo, os termos “Paganismo (vindo do culto ao deus grego chamado Pã)” e “Politeísmo” ganharam conotação pejorativa no Ocidente, onde, geralmente, são vistos como crendices primitivas e supersticiosas. Porém, no Oriente, as Religiões Politeístas prosperam justamente pela oferta de múltiplos deuses, que de certo modo tornam-se mais acessíveis aos devotos (analogamente ao que acontece com os Santos Católicos).

Em algumas dessas tradições religiosas a variedade de deu-ses é vista de modo hierárquico, onde se tem um “Deus Maior”, auxiliado por “deuses menores, ou regionais, ou locais”. Também aqui pode ser encontrada certa analogia com o Cristianismo que propõe existir a “Santíssima Trindade”, os “An-jos”, os “Arcanjos” e outros seres celestes (sic).

Em outras tradições, ou Religiões, os “deuses” são substituí-dos pelos “ancestrais”, ou associados às forças da Natureza (o raio, o trovão, o crocodilo rei etc.), ou aos “espíritos” dos elementos da Natureza ou dos antepassados. Nessas crenças nem sempre existe uma hierarquia entre as divindades. Todas cumprem o mesmo papel atribuído a qualquer tipo de Deus, seja no Ocidente ou no Oriente: confortar o Homem, ciente de sua fragilidade e desejoso de se saber participante de algo que o transcende.

Um comentário:

  1. ...traigo
    sangre
    de
    la
    tarde
    herida
    en
    la
    mano
    y
    una
    vela
    de
    mi
    corazón
    para
    invitarte
    y
    darte
    este
    alma
    que
    viene
    para
    compartir
    contigo
    tu
    bello
    blog
    con
    un
    ramillete
    de
    oro
    y
    claveles
    dentro...


    desde mis
    HORAS ROTAS
    Y AULA DE PAZ


    TE SIGO TU BLOG




    CON saludos de la luna al
    reflejarse en el mar de la
    poesía...


    AFECTUOSAMENTE
    FABIO RENATO VILLELA

    ESPERO SEAN DE VUESTRO AGRADO EL POST POETIZADO DE CHOCOLATE, EL NAZARENO- LOVE STORY,- Y- CABALLO, .

    José
    ramón...

    ResponderExcluir