Powered By Blogger

terça-feira, 20 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 130

NATURALISMO e NATURISMO – Naturalismo é a Tendência Filosófica que defende a tese de que nada mais existe além daquilo que está contido na Natureza física (rios, árvores, bichos, humanos etc.).

Desse modo, afirma que a Realidade ou o Real é apenas a experiência que o Individuo tem do Mundo concreto; ou seja, é só aquilo que cada Individuo consegue captar através de seus Sentidos (visão, audição, tato, paladar e olfato).

O Naturalismo, conseqüentemente, nega a existência de qualquer Coisa, ou Fato, ou SER sobrenatural. Nega existir um “Principio” ou um “Fundamento” Transcendental, Divino, Metafísico Superior.

Mesmo a Moral, para os Naturalistas, deve seguir as normas que governam a Natureza física, as quais são consideradas as verdadeiras bases ou fundamentos das regras que dirigem as condutas dos Homens.

Esse Sistema Filosófico guarda muita semelhança como o Epicurismo e com o Estoicismo no tocante ao Campo da Moral; e, conforme alguns eruditos é, na verdade, uma continuação dos mesmos.

Em relação aos outros aspectos, assemelha-se ao Materialismo, ao Fisicalismo e às outras tendências que priorizam as Coisas perceptíveis através da Experiência Empírica; ou seja, aquela que consiste na percepção dos dados ou características do objeto estudado, através do que foi captado pelos Sentidos; ie. audição, visão, tato, olfato, paladar.

NATURISMO – Esse termo designa um estilo de vida que prevê, dentre outras normas, o abandono total das roupas, pois alegam que o corpo nu evita as máscaras que os indivíduos usam para ostentarem sua pretensa superioridade em relação aos demais. É um movimento que se notabilizou pelas chamadas “Praias de Nudistas” e que, mesmo contrariando crenças segue em contínuo progresso.

Naturismo também designa a Escola filosófica que afirma ser a Religião, em suas diferentes manifestações, uma derivação da Personificação (nos moldes do animismo*) e Adoração religiosa das grandes forças da natureza e de seus fenômenos1 mais temíveis como o raio, a tempestade, o vento, o trovão, dentre outros.

Fenômeno é o corpo físico, material de uma Essência. Aquilo que pode ser percebido pelos Sentidos [tato, audição, olfato, paladar, visão] Humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário