Powered By Blogger

segunda-feira, 26 de abril de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 140

OCULTISMO – a doutrina que se baseia na crença da existência de Forças sobrenaturais ou metafísicas que governam a Realidade (ou o Real), o que leva seus adeptos a buscarem conhecer e controlar tais Energias mediante estudos e/ou rituais mágicos. O termo “Ocultismo” também intitula as várias Correntes de Pensamento que aceitam a existência de Seres supra-sensíveis (que estão além da capacidade de sentir, dos humanos) e Extra-racionais (que superam a capacidade humana de entender racionalmente), os quais agem no Mundo e interferem nas vidas dos Homens.

O termo “Ocultismo” é usado em certo sentido pejorativo, mas se olhado com imparcialidade, observa-se que ele também engloba as Seitas e Religiões que estão legalizadas e que, como as Correntes Herméticas, também propõem a existência de Seres angelicais ou demoníacos (ambos metafísicos) e de Forças onipotentes (Deus) que afetam e conduzem os atos dos Homens e todas as vicissitudes da vida. O que as torna “ocultas”, no mais das vezes, é apenas preconceito, ou elitismo, ou o temor das Religiões oficiais de perderem seus crédulos. As ditas “Ciências Ocultas” se dividem em um largo espectro que vai da alquimia, astrologia, cartomancia, quiromancia etc. até a hodierna ufologia.

Observa-se nesse assunto um paradoxo com as atuais condições das Ciências Humanas, pois não obstante o avanço tecnológico e seu presumido incentivo ao Saber Racional o que se nota é que as chamadas Doutrinas Herméticas não só resistem como prosperam. Em graus variados, o Homem continua querendo acreditar numa “Força Superior” ou em “Seres Especiais” – que vão das fadas, bruxas para os modernos alienígenas – que virão “salvá-lo”. Com exceção dos últimos, os extraterrestres, cuja crença é embasada por dados e hipóteses racionais, todos os demais são o que sempre foram: Seres Imaginários. E mesmo assim, continuam criveis, pois se nota que essa “Intuição” Humana faz parte do arsenal de “Esperança” de que o Futuro será melhor que o Presente e o Passado. Para os eruditos, é uma mera muleta que ampara as deficiências emocionais, mas o fato é que o Homem sabe de sua fragilidade e luta desesperadamente contra a consciência de sua transitoriedade e da própria falta de sentido que existe no ato de viver; e como se sabe, ainda que inconscientemente, incapaz de alterar essa nulidade, transfere para Seres Irreais a “responsabilidade” de lhes assegurar uma importância maior que a de qualquer outra espécie. É justamente nesse ponto que nascem os Anjos, os Demônios e até Deus.

A busca pelo “Fantástico” é obviamente desvinculada de qualquer Racionalidade, mas tal busca existe de fato. Tanto através das “Ciências Ocultas” quanto das Religiões instituídas e mais recentemente através dos “Avanços da Ciência”. Quer-se crer e dispensa-se qualquer tipo de juízo racional, condição que foi magistralmente definida por Tertuliano: “Creio porque é Absurdo! (se não fosse Absurdo eu não precisaria crer, eu poderia raciocinar sobre o tema)”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário