Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 69

FIDEÍSMO – do Latim “FIDES” = crença, fé.


Corrente de Pensamento que aceita serem a Religião e as “Verdades da Fé” baseadas apenas na pura crença, sem qualquer comprovação Empírica (aquela que consiste na percepção dos dados ou características do objeto estudado, através do que foi captado pelos Sentidos; ie. audição, visão, tato, olfato, paladar) ou Racional. São independentes de qualquer justificação para existirem, bastando-lhes que alguém acredite em suas teses.

Segundo tal Doutrina, as “Verdades Fundamentais”; isto é, as Verdades mais básicas, elementares, tanto em termos Abstratos (ou Espirituais) quanto em termos Materiais ou Psíquicos (objetivos, concretos, intelectuais) NÃO devem ser explicadas racionalmente, mas devem ser aceitas como objeto de pura fé.

Claro que é uma posição que recebe criticas severas, pois é da natureza humana tentar compreender tudo que lhe cerca e são raros – embora o número deles venha aumentando – aqueles que se mostram dispostos a aceitar tudo que existe sem que haja alguma coerência, algum motivo para tais existências. Conseqüentemente o Homem busca aprofundar-se nos estudos para conhecer os fatos, as circunstâncias, os objetos que lhe cercam; pois intui que quanto maior for sua ignorância maior será sua escravidão, movida pelo medo do desconhecido. O exemplo típico dessa situação é a questão religiosa que alude ao Inferno. Ora, aqueles que puderam acessar às letras sabem que é só uma metáfora, enquanto que os ignorantes vêem no mesmo uma ameaça física, real, concreta e por isso se martirizam ainda em vida.

Mas o Fideista é um Crente fervoroso e alguns cientistas afirmam que mais que opção, a Crença é uma característica que alguns trazem de berço. Uma característica nata, como a cor dos olhos, por exemplo. É uma tese que não é unanime e que não discutiremos aqui por ser estranha ao conteúdo dessa obra. De qualquer forma, o Fideista é um crédulo que não admite ser a Razão (ou o Raciocínio) capaz de responder às questões mais complexas, como aquelas que se relacionam com a Metafísica, como, por exemplo, sobre a existência de Deus, da Alma humana etc. Para ele, respostas afirmativas às essas questões só podem ser “dadas” pela Fé, pela Crença.

Geralmente o Fideista é bem intencionado, mas não é raro que se fanatize, com as más conseqüências que acompanham tal estado. A própria Igreja Católica vê com ressalvas o Fideismo, pois ela admite algum valor à Razão, tanto para explicar o Mundo Material, quanto para embasar a Crença em um patamar menos extremado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário