Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético - 42

DINAMISMO – do grego “DYNAMIS” = poder, força. Trata-se da doutrina filosófica que afirma existirem “Forças” que podem ser consideradas como Verdadeiras, Reais, apenas observando-se qualquer movimento, pois não se pode imaginar que alguma coisa NÃO se mova, mesmo que não saia do lugar. Tomemos o seguinte exemplo: a árvore que cresce apresenta um movimento, embora não mude de lugar.
A partir, então, da constatação de que alguma “Força” tenha impulsionado o movimento existente em tudo, conclui-se que a Essência da Coisa, do Objeto, do SER é igual àquela Força. Então, Força e Ser são iguais, idênticos e, até, um só.
A afirmativa: “O SER é idêntico (ou igual) à Força”, é elementar para os seguidores do filósofo grego e pré-socrático HERÁCLITO, para quem o fato do SER estar em perpétuo Movimento indica que nele existe uma Força que o faz se mover e que tal Energia é, na realidade, a sua Essência. Tome-se como exemplo o SER Humano, que mesmo estático e em repouso tem dentro do corpo uma série de movimentos vitais (como o respirar, por exemplo); enquanto que em sua Mente a movimentação ocorre por conta dos Pensamentos ou até dos Sonhos. Quando lhe vemos, vemos sua aparência externa, mas nem por isso duvida-se que dentro dele existe uma Força ou uma Essência.
Os filósofos LEIBNIZ (1646/1716) e BERGSON (1859/1941) para combaterem a tese do Mecanicismo*, afirmaram que na origem das coisas há uma Força em constante atividade que é capaz de criar todas as formas de Existência. Ou seja, os movimentos não são apenas “Mecânicos”, mas existem com outra finalidade maior. Com o propósito de manter todas as existências. Note-se a semelhança com “Vontade” de SCHOPENHAUER: uma Energia extracorpórea que anima (dá vida) aos corpos e objetos, sendo ela a “Essência de tudo”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário