Powered By Blogger

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético - 20

CIENTIFICISMO – a doutrina pregada por aqueles que possuem (ou por seus admiradores) saberes técnicos, racionais e objetivos e, por isso, julgam-se os donos do “Verdadeiro Conhecimento” acerca da Realidade, considerando, é claro, que essa Realidade é composta ou formada apenas por coisas materiais, físicas. Desnecessário dizer que não admitem a Metafísica ou qualquer outro conceito abstrato (os Sentimentos, por exemplo). É uma classe de Pensadores que se aproxima (se não forem os próprios) dos Materialistas, dos Mecanicistas e assemelhados, cujas doutrinas terminam onde começaria a especulação (o pensar) filosófica das questões superiores que buscam atingir a Essência (o que está por trás das Coisas) dos fatos, dos atos, dos objetos.
Embora sempre tenham existido tendências de cunho Materialista, é agora, na Atualidade, que o eco Racionalista (a Supremacia da Razão) do Renascimento ganhou mais força. Para alguns porque, de fato, o notável avanço da Ciência (e, através dele, o do Conhecimento das Leis da Natureza que atingiu seu ápice derrubando mitos, dogmas, superstições e outros Pensamentos abstratos), habilitaria os Cientificistas a exercerem o Governo segundo sua ótica. Outros, porém, vem no Cientificismo a comprovação da imbecialidade geral que não consegue superar os limites impostos pela Matéria e nem se incomoda pelo alcance do mesmo esbarrar na Física, deixando sem resposta (sem sequer estudos) as questões mais profundas. Tome-se como exemplo a seguinte situação: a Medicina consegue prolongar artificialmente a vida, mas não consegue responder: o quê é a Vida?
Polemicas à parte, vê-se o Cientificismo ser regulado por três normas, ou “artigos de fé (isto é, dignos de completa crença)”:
  1. A Ciência é o único Saber Verdadeiro, portanto é o melhor.
  2. A ciência é capaz de responder a todas as questões teóricas e de resolver todos os problemas práticos, desde que as perguntas sobre os mesmos sejam formuladas de modo claro e perfeito.
  3. É extremamente desejável (se não necessário) e francamente legitimo que o Poder de gerenciar as Coisas Humanas seja dado aos Cientistas e aos técnicos, pois se somente eles têm as respostas, apenas eles serão capazes de governar e ditar as Leis que regulem a Moral, a Ética, a Educação, a Política e todos os outros assuntos da coletividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário