Powered By Blogger

terça-feira, 22 de junho de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 191

VITALISMO e VITAL – do Latim “VITALIS” = referência à vida e a tudo que tem relação com a mesma. Agregados à palavra “Vital”, dois outros vocábulos acrescentam-lhe significados semelhantes. Tem-se então:

1. Principio Vital – que em algumas tendências, como o Estoicismo*, simboliza uma “Energia”, uma “Força”, um “Principio Energético” parecido com o conceito de “Alma do Mundo”. Principio esse, que seria responsável pela existência de todas as formas viventes e que governaria a Natureza.

2. Elã Vital – tema central do Sistema Filosófico de Bérgson (1859/1941, França) seria um Impulso (divino?) de Criação, do qual provem todas as formas de vida, as quais, durante o transcorrer do Processo, vão se tornando mais elaboradas até que chegam à Forma Suprema, que é a vida humana.

VITALISMO – no sentido clássico do termo é a Doutrina que afirma existir um “Principio Vital” em todo Ser vivo. Principio que não pode ser confundido com a alma, ou com a mente, ou com o corpo físico, pois é superior a todos estes. Principio que gera por si mesmo, a vida.

Na Epistemologia contemporânea, o Vitalismo é a idéia de que os Fenômenos ou os acontecimentos, ou as características da Vida estão além do Mecanicismo Materialista. Que as equações físicas e químicas não são suficientes para definir o que é, de fato, a Vida. Segundo CLAUDE BERNARD (1813/1878, França) “a dimensão físico-química não é capaz de agrupar, de harmonizar os fenômenos na ordem e na sucessão relativas especialmente aos Seres Vivos...”.

O Vitalismo, de forma discreta e indireta, propõe a existência de um elemento que está além da Matéria, da Física e é só por sua Causa ou Vontade que a vida existe. Alguns o chamam de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário