Powered By Blogger

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 164

PROVIDENCIALISMO – doutrina segundo a qual, tudo que acontece, só acontece por intervenção direta de Deus. Da “Divina Providência”, que intervém continuamente nos fenômenos naturais e nas vicissitudes da vida humana.

Permeia tal doutrina, a concepção de Deus como um SER onisciente e onipresente, e a negação implícita (ou explicita, em certos casos) do “Livre Arbítrio” do Homem, que é visto apenas como uma espécie de marionete, de fantoche, cujos movimentos são diretamente controlados pela Divindade.

Essa noção, claro, encontra resistências, mas é aceita pela maioria, principalmente por aqueles cuja devoção atinge as raias do fanatismo. Contudo, mesmo para os menos religiosos, essa idéia está de tal forma entranhada em sua personalidade que não são raras expressões do tipo: “se Deus quiser”, “nem um fio de cabelo cai se Deus não quiser”, “está nas mãos de Deus” e outras do mesmo gênero. Através de sentenças como essas, o individuo expressa sua submissão perante os fatos da vida, ou da “Vontade de Deus”.

Embora tais frases possam ser apenas “vícios de linguagem”, não deixam de sinalizar a resignação ante um “Poder supremo” que faz da vida humana e das coisas da natureza um mero tabuleiro onde exerce Sua vontade.

A “Teoria do Providencialismo” ganhou contornos literários na obra de BOUSSET (1627/1704, França) intitulada “Discurso sobre a História Universal”, publicada em 1710, onde o autor afirma que: “tudo depende das ordens secretas da Divina Providência”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário