Powered By Blogger

sexta-feira, 5 de março de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 95

INSTRUMENTALISMO – é o Sistema Filosófico que defende a tese de que as TEORIAS CIENTÍFICAS são apenas meros “Instrumentos ou Ferramentas” a serem utilizados para se analisar e/ou estudar os Fenômenos (Fenômeno é o corpo físico, material de uma Essência. Aquilo que pode ser percebido pelos Sentidos [tato, audição, olfato, paladar, visão] Humanos).

Porém, não devem ser vistas nem como uma simples tentativa de se conhecer a “Essência” do fenômeno que se estudou. Por isso, as TEORIAS CIENTÍFICAS devem ser consideradas e julgadas válidas, apenas pelos resultados que produzirem, mas disso não se deve deduzir que sejam Falsas ou Verdadeiras.

É uma doutrina que se relaciona com o Pragmatismo* - que também é chamado de Instrumentalismo – e com o Convencionalismo*. Esse último pela importância que o mesmo confere às Convenções Humanas, as quais são consideradas úteis, mesmo que não cheguem à Essência da questão. Em relação ao Pragmatismo a associação se baseia no fato de que ambos os Sistemas tratam o “Ato de Pensar” como um modo de se agir sobre a Matéria ou sobre as Coisas, tornando-as úteis, prazerosas ou desejáveis por outros motivos. O Pensamento, pois, NÃO é uma reflexão abstrata, profunda. Ao contrário, é apenas uma Ferramenta, ou um Instrumento, utilizado para se agir sobre o físico ou material.

Para os filósofos da chamada “Escola de Frankfurt”, principalmente HABERMAS (JURGEN, 1929, Alemanha), a “Razão Instrumental” (ou o Raciocínio como Ferramenta ou Instrumento), é a Mente Humana que considera o “Mundo Natural e Físico” e/ou a “Realidade Concreta”, como Objeto ou Coisa que deve ser estudada para que se torne conhecida através da Ciência; e se possa exercer, através das técnicas cientificas, um controle e uma dominação absoluta – ou a mais completa possível – sobre todos os Processos da Natureza, tornando-os úteis aos interesses da Produção Industrial Capitalista.

Essa Idéia ou Proposta de submeter a Razão à simples condição de Instrumento ou Ferramenta a serviço da Ciência não é bem vista por inúmeros Pensadores e leigos. Temem os efeitos de se colocar o Raciocínio à mercê de uma Causa cuja Ideologia é a dominação técnica e o acúmulo e retenção de tecnologia em prol de interesses Capitalistas, os quais, nem sempre primam pela civilidade.

O Instrumentalismo, o Pragmatismo e o Convencionalismo são ideários que desfrutam de enorme aceitação nos Estados Unidos da América.

Nenhum comentário:

Postar um comentário