Powered By Blogger

terça-feira, 30 de março de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 112

MASOQUISMO – termo que, geralmente, é utilizado para definir, ou rotular, a prática do Individuo que sente prazer (patológico?) ao sofrer. Tanto física, quanto emocionalmente.

Ao contrário do que normalmente acontece com as rotulagens que vão do “geral” para o “individual”, aqui a generalização é produto ou derivação do termo originado pelo nome do escritor LEOPOLD SACHER-MASOCH, que em sua obra, o romance “Vênus das Peles”, de 1870, descreve práticas cruéis durante o ato sexual.

O criador, contudo, do “termo médico” foi o Psiquiatra RICHARD KRAFT EBBING que com ele rotulou de “Perversão Sexual” o ato em que um dos (das) parceiros (as) só atinge o orgasmo através de seu próprio sofrimento material ou de sua humilhação moral.

Para alguns Eruditos, o “Masoquismo” relaciona-se com a “culpa” que certos indivíduos sentem em relação ao prazer sexual; o qual, como se sabe, sempre foi associado pelas Religiões, especialmente as tradições ocidentais, ao “Pecado”. Seria, portanto, uma auto-punição que o purificaria por ter sentido o “gozo da carne”.

Sadismo é o seu antônimo e bem os descreveu o Psicanalista FREUD (1856/1939, ex império Austro-Húngaro) ao dizer que “o Masoquismo é o Sadismo voltado para si mesmo”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário