Powered By Blogger

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 74

FUNCIONALISMO - em Ciências Sociais, principalmente com o francês ÉMILE DURKHEIM, é a idéia ou a concepção do método que é usado para interpretar os fenômenos, segundo a função que exercem em certo contexto, ou em certa situação, e NÃO como se tal fenômeno fosse a manifestação perceptível de alguma Essência. Além do citado pensador, essa tendência tem nos norte-americanos TALCOT PARSONS e WRIGHT MILLS renomados defensores.


Na “Filosofia da Mente”, representada por JERRY FODOR, é a tendência que afirma serem os fenômenos mentais (pensamentos, reflexões, lembranças etc.) compreensíveis (ou inteligíveis) a partir de sua função e da sua significação interna, sem que dependam de algum suporte material, como o cérebro, por exemplo.

Conseqüentemente opõe-se às “Teorias da Identidade” que afirmam serem o cérebro e a mente uma coisa só. Para o Funcionalismo, mesmo que exista tal unificação ou identidade entre cérebro e mente, continuará a existir a divisão e independência entre os “Atos Mentais” e o respectivo suporte material, pois os primeiro existem a partir da função que exercem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário