Powered By Blogger

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 53

ESQUEMATISMO – do grego “SKEMA” = contorno, delimitação, forma, figura.
Essa tendência filosófica foi usada, sobretudo, por KANT (1724/1804, Alemanha) em sua Teoria do Conhecimento. Para o filósofo, o Esquema é aquilo que permite a aplicação dos “Conceitos Puros (o Tempo e o Espaço, que são noções que o Indivíduo tem mesmo antes de qualquer experiência)” sobre tudo aquilo que foi captado na Experiência Empírica (que estuda os fenômenos usando os Sentidos: tato, paladar, audição, visão, olfato).
Grosso modo, podemos imaginar o “Esquema” como se fosse um “molde” de alfaiates. Sobre uma peça de tecido (o conjunto das informações captadas), tal “molde” seria colocado e aquela massa de tecido seria organizada de acordo com os limites do “molde”. O “tecido” que não pôde ser ajustado é descartado, tal como acontece com os resultados das Experiências que não passam pelo filtro do Esquema Intelectual e são esquecidos sem gerar Conhecimento ou efetivo Saber. A partir dessa metáfora fica mais fácil entender o que KANT afirmou quando disse: “tudo que acontece, acontece em certo Espaço e em determinado Tempo”. De fato, se não se pode localizar certo “acontecimento” ou “resultado de alguma experiência” dentro desse “Esquema de Tempo e Espaço”, pois a percepção que fora captada pelos Sentidos (tato, paladar, audição ...) não é retida e, claro, não pode ser Processada Intelectualmente gerando o efetivo Saber.
Outros exemplos de Esquemas existem em bom número, como a planta de uma casa, o desenho de uma máquina etc. Em termos de vida prática podemos definir o Esquema como um conjunto de instruções, desenhadas ou não. Todavia, em termos de Filosofia, a definição é um pouco mais difícil, na medida em que se trabalha com vetores abstratos, de ordem Intelectual. Conforme o exemplo acima, mais que um conjunto de instruções, seria mais um modelo de como tudo deve ser organizado, segundo as “exigências” ou “características” ou “possibilidades” do “molde”, sob pena de serem invalidados os itens que não se ajustarem.
Pelo fato de ser um produto da imaginação, que não forma nenhuma imagem (como desenhar o “Tempo”, o “Espaço”?), a dificuldade se estabelece e o própria KANT admitia essa dificuldade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário