Powered By Blogger

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Filosofia Sem Mistérios - Dicionário Sintético 48

EMANATISMO – tendência filosófica que, através de certo Panteísmo*, afirma que o (s) Universo (s) NÃO foi “Criado” por algum Deus e em certo momento. Não é, pois, uma “obra” que antes fora desejada, planejada e, depois, realizada pela divindade. Ao contrário, o (s) Universo (s) existe porque “naturalmente” emanou (saiu) de Deus, sem que para tanto Ele precisasse desejar, planejar e realizar. Grosso modo, pode-se ter um exemplo na Respiração: a aspiração e a expiração do ar é “naturalmente ou automaticamente” vinculada aos Seres Viventes. Ocorre independentemente de um desejo voluntário consciente.
O termo “EMANAÇÃO” é de uso freqüente na Filosofia e por isso cremos ser oportuno abordar-lhe com mais detalhes. A palavra “Emanação” vem do latim “EMANATIO” e tem como característica básica ser diferente, ou oposta, ao conceito de “Criação”. A “emanação” é um Processo e não um “Ato Isolado”. E é através desse Processo que Deus (ou qualquer outro Ser criador) gera (ou produz, ou faz, ou fabrica etc.) os Seres e as Coisas que formam ou constituem o (s) Universo (s), sem que essa Produção ou Fabricação seja previamente desejada e planejada. Tampouco será interrompida.
Contudo, como não há interrupção na geração, essa continuidade acabaria superlotando os respectivos habitat e, então, para que tal não aconteça, o Processo de Emanação prevê a substituição/transformação dos Seres e das Coisas geradas no transcorrer do Tempo. Isto é uma das formas em que se apresenta o DEVIR1. Quanto ao destino dos “Seres e Coisas Substituídas/Transformadas” as versões seguem a ideologia da doutrina sob a qual se estuda esse “Movimento Perpetuo”. No Bramanismo*, por exemplo, temos o Conceito da SAMSARA2 que é a idéia de que os Seres Finitos voltem (apenas como Almas ou Espíritos ou Consciência etc.) para o Infinito de onde saíram. E, depois, tornem a regressar ao Mundo Físico e, depois, novamente tornem a morrer num movimento circular que prevê um fim definitivo apenas para os Seres que cumpriram tantas etapas quanto foram necessárias para que se aperfeiçoassem. Já para a CABALA, os SEPHIROTS3 nascem (ou brotam, ou emanam) espontaneamente do “Absoluto”. Para os NEO-PLATÔNICOS, o Real ou a Realidade é formado pelas Emanações que brotam automaticamente do UNO.


1.     DEVIR – literalmente, o “Movimento Perpétuo”. Conceito filosófico exarado pelo pré Socrático HERÁCLITO, para quem a única Coisa real (em essência) é o Movimento Universal. Tudo flui, tudo transcorre. É a Lei do Universo. Para melhor compreender podemos tomar como exemplo, embora imperfeito, a máxima de LAVOSIER: na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma. Ou seja, se algo parece Ser, nada verdade, NÃO É, pois esse algo é apenas o produto de transformações (do movimento) e um dos elementos que também serão transformados no tempo. Para os crédulos, no SER humano apenas a Alma é real – que existe realmente -, pois o corpo físico será transformado com o tempo até que a transformação seja de tal sorte que paralise suas funções e ele se junte a outros elementos para formar “novas Coisas”. A alma preservada, porém, não ficará inerte, pois logo habitará outro corpo físico para que continue seu processo de aperfeiçoamento. Para que continue movimentando-se. Afinal, também ela está sob o domínio do DEVIR.


2.     SAMSARA – a Roda de nascimento/morte. Sugiro consultar meu livro intitulado “Deusas e Deuses Hindus – Dicionário Sintético, no endereço abaixo:


      3. SEPHIROTS – fluxo de energia vital que anima os SERES.

Nenhum comentário:

Postar um comentário